
COVID-19: Neurolife oferece RT-LAMP, com resultado em até 6 horas
O Neurolife está disponibilizando a todos os seus clientes o exame molecular RT-LAMP para detecção do SARS-CoV-2, causador da COVID-19.
O teste é bastante parecido com o RT-PCR, já usado como padrão-ouro na pandemia, mas a principal diferença é a rapidez na liberação dos seus resultados que sai em até 6 horas após a chegada da amostra no laboratório. A coleta também é realizada através de swab nasofaríngeo.
O teste apresenta alta sensibilidade (baixa chance de falsos negativos) com liberação de resultado mais rápida, sendo uma excelente alternativa ao RT-PCR em situações específicas, especialmente viagens de urgência e segurança no trabalho.
Como funciona
Assim como o RT-PCR, o RT-LAMP pertence à categoria dos testes moleculares com amplificação de ácido nucleico. Em ambas as técnicas, o material genético do SARS-CoV-2 é amplificado milhões de vezes, facilitando a sua detecção e confirmando a presença do vírus.
LAMP é a sigla em inglês para “amplificação isotérmica mediada por loop”. Neste exame, o processo de amplificação das cadeias de DNA do vírus é realizado em um ambiente isotérmico, sem as alterações na temperatura normalmente exigidas para o RT-PCR.
O LAMP, portanto, realiza a amplificação do DNA em uma única temperatura, utilizando uma enzima DNA polimerase com atividade de descolamento de tira, e primers desenhados de modo a formar grampos na fita de DNA (loops).
Por que é mais rápido?
A vantagem deste formato é que novos pontos de iniciação são criados para a amplificação dentro dos grampos, o que aumenta exponencialmente o número de sítios de ligação da polimerase e reduz o tempo da reação em relação ao RT-PCR.
Como fazer o exame no Neurolife
A coleta pode ser feita em domicílio ou em empresas, perante agendamento. O resultado é disponibilizado em até seis horas em nosso site. Entre em contato para mais informações.