Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731
Por Que A Rapidez é Essencial No Diagnóstico Da COVID-19

Por que a rapidez é essencial no diagnóstico da COVID-19

Desde o início da pandemia da COVID-19, há pouco mais de um ano, especialistas e profissionais de saúde constataram rapidamente a necessidade de um diagnóstico o mais veloz e preciso possível para detecção da doença.

Isso se justifica por dois motivos:

  1. A necessidade inicial de mapear a contaminação da doença, para identificar contaminadores. O que não ocorre mais dada a escala atingida pela pandemia, sendo a COVID-19 uma doença de livre transmissão;
  2. A importância de confirmar logo o diagnóstico para início imediato do tratamento. No começo da pandemia, a indicação era de procurar atendimento médico apenas em caso de falta de ar. Mas isso mudou e constatou a necessidade de iniciar o tratamento o mais rápido possível para evitar complicações futuras.

Tratamento adequado

Ainda há muita confusão a respeito do tratamento da COVID-19. Por não haver nenhuma medicação cientificamente comprovada contra a doença, há quem pense que a doença não tem tratamento, o que são coisas diferentes.

É possível e é preciso, sim, tratar os sintomas da COVID-19. Como toda doença viral, é muito mais fácil evitar a COVID-19 prevenindo a contaminação (por meio das vacinas e dos meios de prevenção como uso de máscara e medidas de higiene).

Mas, uma vez instalado o SARS-CoV-2 ou uma de suas variantes, é preciso iniciar o tratamento dos sintomas para evitar o agravamento do quadro.

Como garantir um diagnóstico rápido

Há vários exames capazes de detectar a presença do SARS-CoV-2, para auxiliar o médico no diagnóstico clínico. O mais conhecido é o RT-PCR, que é o padrão-ouro para a COVID-19.

Existem ainda os exames de sorologia, que detectam a presença de anticorpos para o SARS-CoV-2 no sangue. Esses são bastante eficazes, mas podem apresentar falsos negativos se forem colhidos no início do contágio. Portanto, não são exames muito eficientes para mostrar se o paciente está com a COVID-19 naquele momento.

Conheça o RT-LAMP

Para isso, além do RT-PCR, existe o RT-LAMP. O exame é bastante parecido com o RT-PCR (explicamos as diferenças técnicas neste artigo), mas o resultado sai bem mais rápido – cerca de 6 horas, com uma acurácia e sensibilidade excelentes.

Ou seja: o RT-LAMP é uma excelente alternativa ao RT-PCR em situações específicas, especialmente viagens de urgência e medidas de segurança no trabalho.

O Neurolife disponibiliza tanto o RT-LAMP como o RT-PCR e exames de sorologia para COVID-19. As coletas são feitas em domicílio ou em empresas, perante agendamento.

Back To Top