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Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731

Orientações para Exame do Líquor (LCR)

Atendimento Hospitalar

Informações e documentos necessários para o agendamento do Exame do Líquor:

  • O agendamento pode ser realizado por telefone através da Central de Atendimento 24 horas ou através do e-mail: [email protected] ou do Whatsapp (21) 98460-4230.
  • Pedido médico com a indicação clínica e exames solicitados pelo médico assistente. Este documento é fundamental para a triagem dos exames que serão realizados no material coletado e orçamento, caso o paciente não tenha cobertura por seguro saúde dos exames solicitados.
  • Ficha de Agendamento preenchida (obtida através do site do Neurolife ou com a Central de Atendimento ao Cliente). Obs: se for médico, utilize a ficha de agendamento simplificado que também está disponível em nosso site ou através da central de atendimento ao cliente.
  • CPF, documento de identidade e informações do plano de saúde do paciente ou responsável legal (quando menor).
  • Telefones de contato e endereço eletrônico (e-mail) do paciente.
  • Nome do hospital, setor e leito do paciente.
  • Alguns exames exigem autorização prévia pelo seguro saúde. Os exames não contratados pelas operadoras de saúde são cobrados de forma particular com emissão de nota fiscal e listagem dos exames realizados para facilitar possíveis reembolsos pelo seguro saúde. O Neurolife não garante o reembolso destes exames. A central de atendimento ao cliente (CAC) fornece todos estas informações no momento do agendamento.

Preparos para a Coleta do Líquor (Punção):

  • Não é necessário jejum, o paciente pode estar alimentado (alimentação leve).
  • Levar pedido médico (ou guia com a solicitação do exame) carimbado pelo médico solicitante no dia da coleta (indispensável).
  • Verificar uso de medicações anticoagulantes que possam contraindicar a punção liquórica.

Orientações Pós-Coleta do Líquor:

  • Após a Punção Lombar, é recomendável permanecer em repouso absoluto por no mínimo duas horas e beber muito líquido. Nas primeiras 24 horas, evitar deambulação com o objetivo de prevenir a dor de cabeça (Cefaleia Pós- Punção). Alguns pacientes (de acordo com idade, histórico de doenças e biótipo, apresentam maior risco de Cefaléia) serão orientados, pelo médico assistente, a permanecer em repouso por 48 horas.
  • Não é recomendável agendar viagens e outros compromissos nas primeiras 72 horas pós- coleta pelo risco da Cefaleia Pós-Punção.

Prazos para acesso aos resultados do Exame do Líquor:

  • O Exame Básico do Líquor é constituído por muitos testes. Alguns testes mais urgentes (Citologia, proteínas totais, Glicose e pesquisa direta de Agentes Microbiológicos) são disponibilizados no mesmo dia da coleta e os demais exames complementares (Sífilis, Toxoplasmose, Vírus do Grupo Herpes) são liberados em até 10 dias úteis, exceto as Culturas para Fungos (em até 30 dias) e Micobactérias (em até 60 dias).
  • Obs: para exames de culturas com crescimento de Germes, pode haver prorrogação na entrega do resultado devido à necessidade da realização de identificação do microrganismo e teste de sensibilidade aos Antibióticos.
  • Outros exames complementares conforme indicação clínica poderão ter prazos diferenciados. Consultar prazos de liberação dos resultados com atendimento Neurolife.

Acessso aos resultados:

  • Os resultados são encaminhados, eletronicamente, para a equipe médica do hospital.
  • O acesso poder ser, também, através do Laudo Web, e-mail, Correios e no Laboratório Neurolife (Praia do Flamengo, 66 Bloco B sala 620, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ).

Telefone de contato 24 horas:

  • (21) 3850-5900 (central telefônica)
  • (21) 2556-5541
  • (21) 2557-4038
  • (21) 2557-4731

Atendimento Domiciliar

Informações e documentos necessários para o agendamento do Exame do Líquor:

  • O agendamento deve ser realizado pelo telefone ou através do e-mail ([email protected]).
  • Pedido médico com a indicação clínica e exames solicitados pelo médico assistente. Este documento é fundamental para a triagem dos exames que serão realizados no material coletado e orçamento, caso o paciente não tenha cobertura por seguro saúde dos exames solicitados.
  • CPF, documento de identidade e cartão do plano de saúde do paciente ou responsável legal(quando menor).
  • Endereço completo com telefones de contato e endereço eletrônico (e-mail).
  • Obs: Alguns exames exigem autorização prévia pelo seguro saúde. Os exames não contratados pelas operadoras de saúde são cobrados de forma particular com emissão de nota fiscal e listagem dos exames realizados para facilitar possíveis reembolsos pelo seguro saúde. O Neurolife não garante o reembolso destes exames. O serviço de atendimento ao cliente (SAC) fornece todos estas informações no momento do agendamento.

Coleta do Líquor (Punção):

Este é um procedimento seguro e humanizado, realizado por médico especialista através da punção lombar. Outras informações complementares importantes estão no Termo de Consentimento (TCLE).

Preparos para a Coleta do Líquor:

  • Não é necessário jejum, o paciente deve estar alimentado (alimentação leve).
  • Preparar o pedido médico (ou guia), com a solicitação dos exames e indicação clínica, carimbado pelo médico solicitante no dia da coleta (indispensável).
  • Verificar, com o médico assistente, o uso de medicações Anticoagulantes que possam contraindicar a Punção Liquórica. Se possível, apresentar ao médico do laboratório os Exames Laboratoriais e Radiológicos (Neuroimagem) realizados previamente.

* não agendar a Punção em caso de viagens ou compromissos marcados logo após a Coleta do Líquor.

Orientações Pós-Coleta do Líquor:

  • Após a Punção Lombar, é recomendável permanecer em repouso absoluto por no mínimo duas horas e beber muito líquido. Nas primeiras 24 horas, evitar deambulação com o objetivo de prevenir a dor de cabeça (Cefaleia Pós- Punção). Alguns pacientes (de acordo com idade, histórico de doenças e biotipo) apresentam maior risco de Cefaleia e serão orientados, pelo médico assistente, a permanecer em repouso por 48 horas. Não é recomendável agendar viagens e outros compromissos nas primeiras 72 horas pós-coleta pelo risco da Cefaleia Pós-Punção.
  • Pacientes submetidos ao TAP-TEST (drenagem de maior volume do Líquor) serão orientados sobre a necessidade da autoavaliação e, portanto, não necessitam de repouso absoluto exceto em caso de dor incapacitante.

Prazos para acesso aos resultados do Exame do Líquor:

O Exame Básico do Líquor é constituído por muitos testes. Alguns testes mais urgentes (Citologia, Proteínas Totais, Glicose e Pesquisa direta de Agentes Microbiológicos) são disponibilizados no mesmo dia da coleta e os demais exames complementares (Sífilis, Toxoplasmose, Vírus do Grupo Herpes) serão liberados em até 10 dias úteis, exceto as culturas para fungos (em até 30 dias) e Micobactérias (em até 60 dias).

* para exames de culturas com crescimento de germes, haverá prorrogação na entrega do resultado devido à necessidade da realização de identificação do microrganismo e teste de sensibilidade aos Antibióticos.

Outros exames complementares conforme indicação clínica poderão ter prazos diferenciados. Consultar prazos de liberação dos resultados com atendimento Neurolife.

Acesso aos resultados:

  • Os resultados são encaminhados, eletronicamente, para a equipe médica do hospital.
  • O acesso poder ser, também, através do Laudo Web, e-mail, Correios e no Laboratório Neurolife (Praia do Flamengo, 66 Bloco B sala 620, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ).

Telefone de contato 24 horas:

  • (21) 3850-5900
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