Doença de Alzheimer
O dia 21 de setembro foi instituído pela Associação Internacional do Alzheimer como dia mundial da doença de Alzheimer. O psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer, em 1906, durante um congresso científico na Alemanha apresentou as características desta doença degenerativa, mostrando que neurônios são destruídos em determinadas regiões do cérebro, o que pode levar a alterações da memória, linguagem e comportamento.
Os eventos realizados, nesta data, têm como objetivo conscientizar as instituições, profissionais da saúde e toda a comunidade sobre o impacto desta enfermidade na qualidade de vida dos pacientes e familiares, além de orientar sobre a importância de um cuidado especial com os pacientes portadores de Demências.
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, mas ainda com etiologia não bem esclarecida. O diagnóstico é clínico podendo ser auxiliado pelos exames de neuroimagem (ressonância magnética do crânio) e pela avaliação de biomarcadores laboratoriais no líquido cefalorraquiano (líquor). O diagnóstico diferencial com outras causas de demência é fundamental para a definição da melhor estratégia de tratamento.
Em apoio a esta causa, o Neurolife vem compartilhar este sentimento e salientar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento de forma multidisciplinar, além de lembrar a importância da prática de exercícios físicos, manutenção de hábitos que estimulem o cérebro e uma alimentação saudável.
Por Dr. Carlos Otávio Brandão