Gripe Ou COVID-19? Saiba Como Diferenciar

Gripe ou COVID-19? Saiba como diferenciar

Não é à toa que a COVID-19 tem centralizado a atenção de médicos, pesquisadores e da mídia desde o fim de 2019, com os primeiros casos surgindo na China. No meio de março, data de publicação deste texto, a doença já matou mais de 2,6 milhões de pessoas em todo o mundo, com mais de 120 milhões de contaminados.

No Brasil, a pandemia parece estar em seu pior momento, com mais de 2 mil mortes registradas por dia. Medidas de restrição estão sendo endurecidas em todo o país, a fim de reduzir a circulação e a aglomeração de pessoas para tentar frear o contágio pelo SARS-CoV-2 e suas variantes, que causam a COVID-19.

Todo esse cenário levou autoridades médicas a adotarem protocolos para o atendimento mais rápido e eficiente possível de pacientes com suspeita de COVID-19. Isso inclui a aplicação do teste RT-PCR, medicamentos para controle dos sintomas e internação em casos mais graves.

A manifestação dos sintomas da COVID-19 também exige que o paciente fique em isolamento por ao menos 10 dias, evitando contato próximo com outras pessoas – o que inclui, por exemplo, licenças do trabalho, mesmo que o funcionário já esteja em home office.

As outras doenças desapareceram?

A preocupação com a COVID-19 muitas vezes pode levar ao entendimento de que outras moléstias que atacam o sistema respiratório não existem mais, o que não é verdade. De fato, as chamadas síndromes gripais, também classificadas como simples “viroses”, têm muitos sintomas em comum com a COVID-19.

Por isso mesmo os protocolos de COVID-19 devem ser aplicados sem distinção entre pacientes sintomáticos. Mas quando o teste dá negativo e o paciente continua com sintomas, o que fazer? Indo mais adiante, o indivíduo precisa se resguardar por dois ou três dias até que o resultado do exame seja divulgado, um tempo perdido se o resultado for negativo.

Outros vírus, como o Influenza e o H1N1, continuam circulando por aí. Mas, como os sintomas são parecidos, como fazer sua identificação? O diagnóstico preciso sempre foi dificultado pela falta de exames laboratoriais sensíveis e específicos. Até agora.

Conheça o PCR Painel Respiratório

Uma nova solução no mercado que identifica 24 agentes causadores de doenças respiratórias já está disponível no Neurolife: o PCR Painel Respiratório. Com a vantagem de que os resultados saem em até 24 horas. Ou seja: se o SARS-CoV-2 for descartado e outro vírus for detectado, as estratégias de prevenção e tratamento poderão ser elaboradas de acordo com o agente etiológico identificado. 

Os 24 agentes identificados pelo PCR Painel Respiratório são: Adenovírus, Bocavírus, Coronavírus SARS-CoV-2, Coronavírus SARS, Coronavírus 229E, Coronavírus HKU-1, Coronavírus OC43, Coronavírus NL63, Enterovírus, Metapneumovírus, Rinovírus, Vírus Influenza A, Vírus Influenza A – subtipo H3, Vírus Influenza A – subtipo H1N1, Vírus Influenza B, Vírus Parainfluenza 1, Vírus Parainfluenza 2, Vírus Parainfluenza 3, Vírus Parainfluenza 4, Vírus Sincicial Respiratório – subtipo A, Vírus Sincicial Respiratório – subtipo B, Bordetella pertussis, Bordetella parapertussis e Mycoplasma pneumoniae.

Os materiais utilizados para coleta são swab nasofaríngeo e orofaringeo. O exame do Neurolife é oferecido em parceria com a Biometrix e o HLAGYN.

Vantagens do PCR Painel Respiratório

Este exame permite o diagnóstico diferencial rápido de diversas infecções respiratórias, sejam estas causadas por bactérias ou vírus. Além do SARS-CoV-2, identifica outros 5 tipos de coronavírus.

O diagnóstico etiológico preciso orienta as medidas de precaução de contato e as estratégias de tratamento de acordo com a virulência. Esta informação é essencial para a gestão de leitos hospitalares, além de otimizar a utilização de recursos como medicamentos, EPIs e profissionais. 

Fale com o Neurolife

Se você se interessou pelo PCR Painel Respiratório, entre em contato com nossa equipe ou acesse nossa biblioteca de conteúdo para mais informações. Conheça também todos os exames que oferecemos.

Back To Top
Olá! Precisa de ajuda?