Esclerose Múltipla
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica autoimune crônica, inflamatória e neurodegenerativa. Ela atinge cerca de 150 mil brasileiros.
O desequilíbrio presente no Sistema Imunológico do paciente com Esclerose Múltipla leva à destruição da camada protetora dos nervos (bainha de mielina) e morte de células nervosas. As lesões nos nervos podem prejudicar a comunicação entre o sistema nervoso e as diversas partes do corpo, causando sintomas como fadiga, dor, perda de visão, fraqueza muscular, desequilíbrio, distúrbios motores e da sensibilidade, entre outros.
A Esclerose Múltipla não tem cura, mas o tratamento precoce com medicações específicas para modular o sistema imunológico, assim como o apoio terapêutico multidisciplinar (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia etc) são fundamentais para controlar os sintomas neurológicos, retardar o avanço da doença com sequelas e garantir uma boa qualidade de vida aos pacientes.
O diagnóstico da EM pode ser auxiliado pelo Exame de Líquor. O Neurolife conta com tecnologia de ponta e equipe especializada, garantindo um diagnóstico seguro e rápido.
Por: Dr. Carlos Otávio Brandão