skip to Main Content
Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731
O Que é Líquor?

O que é Líquor?

Hoje vamos falar do protagonista do nosso laboratório: o Líquor


O Líquido Cefalorraquiano (LCR) ou Líquor é um fluido corporal límpido e incolor (“aspecto água de rocha”), com baixo teor de proteínas e poucas células. O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no equilíbrio da pressão intracraniana. Em condições normais, o LCR é produzido e reabsorvido continuamente em torno de 500 ml/dia, que pode variar de acordo com a estrutura corporal do indíviduo.

O Líquor circula ao redor das estruturas cerebrais em íntimo contato com as membranas e células nervosas (Figura 2), e reflete em sua composição as desordens neurológicas decorrentes de inflamações e infecções do sistema nervoso, especialmente as meningites e encefalites.

 O exame do LCR fornece informações fundamentais para a investigação de diferentes patologias do sistema nervoso e pode ser coletado através de uma punção lombar, procedimento seguro e muito utilizado para o diagnóstico e tratamento das afecções neurológicas.

Autoria: Carlos Otávio Brandão – CRM: 5253534-3

Back To Top