skip to Main Content
Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731
Como O Sistema Médico Ayurveda Pode Ajudar No Combate Ao Coronavírus.

Como o sistema médico Ayurveda pode ajudar no combate ao coronavírus.

Você já ouviu falar da Ayurveda? Ela é uma filosofia médica milenar vinda da Índia que em sânscrito significa  “ciência da vida”. A Ayurveda acredita na harmonia entre práticas de uma vida saudável e as leis da natureza como expoente central para o bem-estar físico e mental.

Diante da situação de crise que estamos vivendo por causa do coronavírus, os conhecimentos da Ayurveda podem ser muito benéficos para o combate à doença. Os seguidores desse sistema acreditam que o fortalecimento do sistema imunológico é imprescindível para prevenir e tratar doenças virais, como a Covid-19.

A adoção de hábitos e práticas saudáveis são cruciais para garantir um sistema imune forte. Dessa forma, as orientações da Ayurveda ajudam o nosso organismo a se prevenir e tratar de vírus invasores, como o coronavírus. Confira essas dicas importantes para o combate à Covid-19:

  • Alimentação Saudável: É fundamental consumir alimentos frescos, mornos e de fácil digestão. Alimentos congelados ou frios são de mais difícil digestão, o que é um fator prejudicial à imunidade. Cereais, alimentos integrais, frutas, legumes e vegetais, que ajudam na digestão, são os alimentos mais benéficos à saúde.
  • Hidratação: A importância da água para a manutenção do nosso organismo já é conhecida por todos. O que muitos não sabem é que beber água morna com ervas e plantas é um ótimo auxílio ao sistema imunológico. A água morna, além de hidratar, tem um potencial digestivo e metabólico muito grande. A preparação de chás com ingredientes como gengibre, cúrcuma, alecrim, manjericão, cidreira e erva doce é aconselhável também por essas plantas possuírem antioxidantes e fitonutrientes que ajudam a manter um organismo forte e saudável.
  • Diminuição da tosse: O mel e a pimenta do reino são eficazes no tratamento contra a tosse, sintoma associado à Covid-19.
  • Evite vento gelado e sol forte: a filosofia ayurvédica crê que a exposição direta ao vento gelado e ao sol podem afetar o sistema imunológico do indíviduo.
  • Qualidade do sono: A relação entre o sono e a imunidade já foi comprovada não apenas pela medicina indiana, mas também pela medicina moderna ocidental. Dormir 8 horas por noite, manter um horário para dormir/ despertar, e descansar em um ambiente confortável e silencioso é um aliado ao fortalecimento do sistema imunológico.
  • Prática de Yoga: O Yoga é recomendado pelos seguidores da Ayurveda por ser uma das atividades mais tradicionais da Índia. Mas a prática de qualquer exercício físico é benéfica para o corpo, e consequentemente, para o sistema imunológico.

Sabemos que o momento é de preocupação. Porém, é preciso manter a calma diante da pandemia, pois o estresse gerado pela situação e pelo isolamento social é um fator prejudicial à manutenção de um sistema imunológico saudável. Seguindo essas dicas e as instruções encontradas na cartilha feita pelo Neurolife, podemos garantir um equílibrio físico e mental, essencial para a superação da crise da Covid-19.

Fonte: Blog do VidaVeda

Back To Top