Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731
O Que é A Afasia, Doença Que Tirou Bruce Willis De Cena?

O que é a afasia, doença que tirou Bruce Willis de cena?

O ator Bruce Willis, de 67 anos, é bastante conhecido por papéis em grandes filmes de ação. Mas recentemente sua família divulgou que ele suspendeu sua carreira por causa da afasia, uma disfunção que causa dificuldade de se comunicar adequadamente, afetando a compreensão de imagens e sons, bem como distintas modalidades de expressão.

Como consequência, a pessoa não consegue se expressar verbalmente da mesma forma que faria antes, bem como apresenta dificuldades na compreensão da linguagem verbal, escrita e mesmo na capacidade de escrever.

Neste artigo, falaremos sobre essa condição, sua causa, diagnóstico e tratamento.

Causas da afasia

As causas mais associadas à afasia são o Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores cerebrais, doenças degenerativas (como o Alzheimer) ou impactos na cabeça que acometem o hemisfério esquerdo do cérebro ou as regiões frontais e temporais à esquerda.

Essas são regiões onde estão, na maioria das pessoas, as redes neurais associadas às funções da linguagem.

Como a afasia se manifesta

Há dois principais grupos de afasias, divididos pela fluência do discurso do paciente:

Afasias fluentes

Pessoas neste grupo são capazes de falar com facilidade e fluência. Às vezes, as frases podem não fazer sentido no contexto da conversa, ou as palavras são incompreensíveis, incorretas ou desnecessárias. Os pacientes geralmente não entendem o conteúdo das interações e nem sempre percebem que as demais pessoas não os compreendem.

Afasias não fluentes

Neste caso, as causas, em geral, são lesões que atingem a região frontal do cérebro, envolvida com a fluência do discurso. Pacientes com esse tipo de afasia têm dificuldades para se expressar e achar palavras, às vezes omitindo-as, e falam frases muito curtas. Mas podem entender o que as outras pessoas dizem, e estão conscientes das próprias dificuldades, o que geram frustração ou irritação

Sintomas e diagnóstico

A afasia deve gerar alerta quando a pessoa passa a falar frases curtas ou incompletas, que não fazem sentido, ou se trocam uma palavra pela outra e substituem fonemas. Esses sintomas são conhecidos como parafasias semânticas ou fonéticas, e podem vir associados a outros cenários, como a incompreensão da conversa alheia, ou mesmo uma escrita que não faz sentido.

 Para identificar a afasia, uma série de testes neuropsicológicos podem ser usados, associados aos sintomas apresentados. Os testes avaliam as funções da linguagem do paciente.

Quando necessário, são recomendadas tomografia computadorizada e ressonância magnética, para diagnóstico da lesão cerebral e possíveis causas das afasias. Também pode ser realizado o exame do líquor (líquido cefalorraquiano) com uma investigação mais detalhada de biomarcadores para o diagnóstico diferencial de demências, como a Doença de Alzheimer.

Tratamentos

Antes da indicação de um tratamento, os especialistas devem identificar qual é a doença de base, para que seja tratada adequadamente.

Caso os sintomas surjam de forma aguda ou súbita, é importante buscar um pronto socorro especializado com urgência, pois a causa pode ser um AVC. Quando tratados rapidamente, as chances de recuperação sem sequelas aumentam.

Para alguns casos de afasias, o tratamento pode envolver também  programas de reabilitação da linguagem, principalmente a partir da fonoterapia. A partir disso, os pacientes praticam as habilidades linguísticas e diminuem as deficiências com outras formas de comunicação. A participação da família pode ajudar na reabilitação.

Conheça o Neurolife

O Neurolife é um laboratório com sede no Rio de Janeiro especializado no diagnóstico liquórico de doenças do sistema nervoso. Também atendemos pacientes de outros estados, como em Minas Gerais com o Neurolife Minas, e na região de Ribeirão Preto, por meio de parceria com o INERP (Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto).

Entre em contato para saber mais!

Back To Top
Olá! Precisa de ajuda?