skip to Main Content
Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731
Teste De Funcionários Garante Retorno Seguro Ao Trabalho Na Pandemia

Teste de funcionários garante retorno seguro ao trabalho na pandemia

A pandemia da COVID-19 representou uma ruptura tão grande com a realidade que alguns acontecimentos relacionados pareceriam contos de ficção se fossem descritos antes da descoberta do vírus Sars-CoV-2.

Entre esses fatos absurdos está o fechamento, por dias ou semanas, de empresas dos mais variados portes e setores após a descoberta de que um número significativo de funcionários estava contaminado.

Com o arrefecimento dos casos após os meses de agosto e setembro, principalmente, diversos estados e municípios promoveram o retorno de atividades suspensas desde março.

E, mesmo com o novo aumento de registros de casos do Sars-CoV-2, ainda não há um movimento claro de retorno à rigidez imposta após as primeiras confirmações de pacientes no país.

Como citamos no artigo anterior, empresários e autoridades de saúde tentam se equilibrar entre a manutenção das atividades econômicas para reduzir perdas e a saúde e segurança dos trabalhadores. E a solução para este problema nem sempre aparece facilmente.

Testar é a saída

Felizmente, desde o surgimento dos primeiros casos de COVID-19 na China há pouco menos de um ano, a comunidade científica concluiu rapidamente que o método RT-PCR era o melhor e mais rápido para detecção do Sars-CoV-2. O exame é ideal para os primeiros dias de manifestação dos sintomas e mostra se o vírus está presente no organismo.

Os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde não obrigam, até agora, empresas a realizar testes em funcionários, mesmo nos que apresentarem sintomas. Neste caso, o trabalhador deve ser afastado, mas é apenas orientado a realizar o exame por conta própria.

Antes de as atividades serem retomadas, a empresa precisa higienizar e desinfetar as áreas comuns e veículos compartilhados, reforçar a comunicação e implementar triagem dos trabalhadores para afastar casos suspeitos de forma precoce.

Mas em um universo de centenas ou até milhares de trabalhadores compartilhando os mesmos ambientes, confiar apenas nessa triagem é bastante temerário.

Ou seja: a saída é mesmo aplicar o RT-PCR nos trabalhadores que precisam voltar ao trabalho presencial. Essa testagem deve ser organizada a fim de evitar que grupos já testados, mas para os quais ainda não há resultado negativo, entrem em contato com funcionários não testados. Um verdadeiro desafio de logística!

Fale com o Neurolife

No Neurolife temos condições de realizar uma grande quantidade de testes RT-PCR diariamente para empresas que necessitam de retomar atividades presenciais. O resultado sai em até 24 horas após a coleta, o que possibilita o diagnóstico rápido e reduz o tempo de quarentena aos grupos que estão à espera das confirmações.

Vale ressaltar que nosso atendimento inclui os sábados e domingos e nossos profissionais são paramentados de acordo com os mais rigorosos protocolos de segurança para coleta dos testes.

O Neurolife é um laboratório especializado na coleta e análise do Líquido Cefalorraquiano (Líquor). Desde o início da pandemia da COVID-19, nosso time tem pesquisado impactos do Sars-CoV-2 em processos neurológicos, além de estruturar equipes para a coleta e análise dos exames RT-PCR (coleta através de swab nasofaríngeo) e Sorologias para COVID-19 IgG e IgM (exame de sangue).

Entre em contato ou acesse nosso arquivo de artigos para mais informações.

Back To Top