Saiba como identificar e diferenciar sintomas respiratórios
O diagnóstico com exatidão de problemas respiratórios sempre foi um problema para clínicas, laboratórios e hospitais. Principalmente em problemas causados por vírus. Não havia exames com custo acessível e que oferecessem resultados rápidos e precisos a tempo de tratar os pacientes com o medicamento específico.
Outro fator que desestimulava a busca por métodos mais precisos de diagnóstico é que a maioria das chamadas “síndromes gripais” apresentavam riscos maiores somente para idosos, imunossuprimidos e crianças.
Nestes casos, exames de sangue e imagem são requisitados como forma de complementar o diagnóstico clínico.
Nova realidade
Até que começaram a surgir vírus mais agressivos e facilmente transmissíveis, como o H1N1, o H5N1 (gripe aviária), o SIV (gripe suína) e, mais recentemente, o MERS-Cov (Síndrome Respiratória Aguda do Oriente Médio) e os coronavírus (SARS-CoV e SARS-CoV-2).
Estes últimos são os causadores, respectivamente, da Síndrome Respiratória Aguda Grave e da COVID-19, que dispensa apresentações.
Toda essa variedade e principalmente a pandemia da COVID-19 traz muitas dúvidas a pacientes que manifestam sintomas respiratórios. É só uma gripe? Um resfriado? Rinite alérgica? Como, afinal, realizar o diagnóstico correto?
Os principais sintomas
Basicamente, podemos dividir os sinais e sintomas respiratórios mais comuns em quatro grandes grupos:
Sintomas da gripe
- Tosse
- Febre
- Congestão nasal
- Coriza
- Dor de garganta
- Dor muscular
- Fadiga
Sintomas do resfriado
- Tosse
- Congestão nasal
- Coriza
- Dor de garganta
Sintomas da rinite alérgica
- Espirros
- Congestão nasal
- Coriza
- Coceira no nariz, olhos ou garganta
- Irritação dos olhos
Sintomas da COVID-19
- Tosse
- Febre
- Fadiga
- Congestão nasal
- Coriza
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Perda do olfato e paladar
- Diarreia
- Cansaço
- Dificuldade para respirar
Exame identifica agentes infecciosos com resultados rápidos
O Neurolife, no Rio de Janeiro, já conta com uma solução que identifica 24 agentes infecciosos causadores de doenças respiratórias: o PCR Painel Respiratório. Os resultados saem em até 24 horas. Ou seja: as estratégias de prevenção e tratamento podem ser elaboradas de acordo com o agente etiológico identificado, evitando medidas restritivas em situações mais simples.
Os 24 agentes identificados pelo PCR Painel Respiratório são: Adenovírus, Bocavírus, Coronavírus SARS-CoV-2, Coronavírus SARS, Coronavírus 229E, Coronavírus HKU-1, Coronavírus OC43, Coronavírus NL63, Enterovírus, Metapneumovírus, Rinovírus, Vírus Influenza A, Vírus Influenza A – subtipo H3, Vírus Influenza A – subtipo H1N1, Vírus Influenza B, Vírus Parainfluenza 1, Vírus Parainfluenza 2, Vírus Parainfluenza 3, Vírus Parainfluenza 4, Vírus Sincicial Respiratório – subtipo A, Vírus Sincicial Respiratório – subtipo B, Bordetella pertussis, Bordetella parapertussis e Mycoplasma pneumoniae.
As coletas são realizadas através de swab nasofaríngeo e orofaríngeo. O exame do Neurolife é oferecido em parceria com a Biometrix e o HLAGYN.
O diagnóstico etiológico preciso orienta as medidas de precaução de contato e as estratégias de tratamento de acordo com a virulência. Esta informação é essencial para a gestão de leitos hospitalares, além de otimizar a utilização de recursos como medicamentos, EPIs e profissionais.
Fale com o Neurolife
Se você se interessou pelo PCR Painel Respiratório, entre em contato com nossa equipe ou acesse nossa biblioteca de conteúdo para mais informações.