Neurolife explica: o que é Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN)?
Incontinência urinária, dificuldade para andar e perda progressiva da memória e das funções cognitivas. Sintomas que, para o público leigo, são geralmente classificados como sinal do simples avanço da idade.
Mas que, na verdade, formam a chamada “tríade da HPN (Hidrocefalia de Pressão Normal)”, ou seja: são sintomas típicos dessa condição neurológica que aparecem em ao menos 50% dos pacientes com essa condição.
Neste texto, vamos falar sobre a HPN, explicando melhor suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Nos acompanhe na leitura!
Hidrocefalia de Pressão Normal
- O que é Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN)?
- Diagnóstico da HPN
- Tap Test
- Tratamento
- Conheça o Neurolife
O que é Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN)?
Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) é uma condição neurológica caracterizada pelo acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos cerebrais, resultando em prejuízo no funcionamento do sistema neural. No entanto, ao contrário da hidrocefalia congênita ou adquirida, a HPN ocorre com uma pressão intracraniana normal.
Ou seja: pode passar despercebida na medição da pressão realizada em punções lombares.
Na HPN, há um distúrbio na dinâmica do LCR, com aumento da resistência do fluxo liquórico e comprometimento da capacidade de reabsorção. O acúmulo do líquor gera expansão dos ventrículos e compressão dos tecidos cerebrais adjacentes, ocasionando os sinais e sintomas.
Diagnóstico da HPN
O padrão-ouro para o diagnóstico da HPN é o Tap Test. Falaremos mais sobre ele abaixo. Antes da indicação do Tap Test, o paciente deve ser avaliado por um neurologista e realizar outros exames laboratoriais, incluindo neuroimagem.
Na avaliação clínica, o paciente deve apresentar pelo menos dois dos sinais e sintomas da tríade (incontinência urinária, alteração da marcha e déficit cognitivo).
A ressonância magnética (RM) e a tomografia computadorizada (TC) do crânio podem avaliar as dimensões dos ventrículos; no entanto, a RM é superior à TC, pois permite a visualização de outros marcadores de HPN e fornece um número maior de informações para exclusão de outras etiologias.
Tap test
O tap test é realizado através da punção lombar com drenagem de 30 a 50 ml de LCR, além da avaliação das funções motoras e cognitivas do paciente, antes e após a drenagem do LCR. Se for observada melhora nos sinais e sintomas, a hipótese de HPN fica bem provável, porque a retirada do LCR reduz o volume das cavidades cerebrais e, consequentemente, reduz a compressão das estruturas cerebrais adjacentes.
O tap test, de uma forma geral, é realizado seguindo as seguintes etapas:
1° dia: Avaliação neuropsicológica (exame neurológico das funções motoras e cognitivas), realizada antes da punção lombar de drenagem do LCR. Imediatamente após a drenagem (em torno de duas horas), reavaliação das funções motoras, especialmente a marcha.
2 dia: Após 24-48h da punção lombar, nova avaliação neuropsicológica, repetindo todos os testes realizados no primeiro dia para comparação e conclusão do exame.
Tratamento
Em caso de tap test positivo, confirmando a hipótese de hidrocefalia de pressão normal, pode ser indicada uma neurocirurgia com instalação de um cateter (chamado de derivação) nos ventrículos cerebrais que segue abaixo da pele até o abdômen (derivação ventriculoperitoneal), com o objetivo de desviar a circulação do LCR para a cavidade abdominal onde o líquor pode ser absorvido. Esta derivação vai impedir que o liquor se acumule no cérebro, evitando os sinais e sintomas da HPN.
Os efeitos do procedimento são normalmente observados ao longo dos dias de acompanhamento e geralmente ocorre melhora significativa na capacidade de andar, coordenação e controle miccional. Mas pode não ser tão eficaz caso o paciente já tenha desenvolvido demência.
Por isso, assim como em quase todas as condições neurológicas, é importante que o diagnóstico seja feito o mais precoce possível.
Conheça o Neurolife
O Neurolife é um laboratório com unidades no Rio de Janeiro e Belo Horizonte especializado no diagnóstico de doenças neurológicas através da punção liquórica e análise do liquor.
O tap test está entre os diversos exames disponibilizados pelo laboratório.
Clique aqui para entrar em contato e saber mais.