Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731
No Ano Da Pandemia, Neurolife Consolida Vocação Em Pesquisa E Expande Atendimento

No ano da pandemia, Neurolife consolida vocação em pesquisa e expande atendimento

Foi uma mutação que permitiu que o SARS-CoV-2 deixasse seu hospedeiro para infectar humanos. E, assim como o vírus que virou o mundo de pernas para o ar em 2020, nós do Neurolife também fizemos a lição de casa para nos adaptarmos à nova realidade imposta pela pandemia.

Como um laboratório especializado na coleta e análise do Líquido Cefalorraquiano (Líquor) que apoia o diagnóstico e tratamento de síndromes clínicas que acometem o sistema nervoso, o primeiro impacto foi lidar com a redução na demanda de exames com o fechamento de consultórios médicos e redirecionamento de hospitais para o tratamento de casos da COVID-19.

Início das parcerias

Um desafio inicial foi adequar nossas instalações aos novos protocolos de higiene e segurança exigidos pelas autoridades de saúde para o enfrentamento da pandemia.

Outro ponto foi a grande dificuldade na aquisição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para as equipes, diante da demanda estrondosa pelos insumos em todo o mundo.

Dentro deste contexto, decidimos expandir nossa atuação para atender a necessidade crescente de pacientes em busca dos exames para detecção da COVID-19.

Nesse momento, foi importante o estabelecimento de parcerias, como a Biometrix e a Mobius, empresas que forneceram aparato e know-how para que pudéssemos adentrar esse universo.

Oferecemos os testes RT-PCR, realizados através de swab nasofaríngeo, com resultados emitidos em até 24h. O exame se popularizou por mostrar rapidamente se o paciente está infectado pelo SARS-CoV-2 no momento da coleta. Também trabalhamos com as Sorologias para COVID-19 IgG e IgM (exame de sangue).

Outra parceria se destacou neste cenário: com a OH Consulting, para realização de testes em colaboradores de empresas que precisam retomar atividades presenciais.

Vocação para pesquisa

Passamos a receber, também, a demanda provocada por pacientes com problemas neurológicos decorrentes da COVID-19. 

Em trabalho conjunto com institutos de pesquisa e universidades, colaboramos na publicação de três artigos avaliando os impactos do SARS-CoV-2 no sistema nervoso. 

As publicações são: “Complicações neurológicas associadas ao SARS-COV- 2 (COVID-19) no Brasil: criação do grupo NEUROCOVID-RIO e achados preliminares”; “Patients with COVID-19 and neurological manifestations show undetectable SARS-CoV-2 RNA levels in the cerebrospinal fluid” e “Isolated intracranial hypertension associated with COVID-19”.

Prontos para 2021

Com esse espírito de união e parcerias, estamos prontos para 2021 e os novos desafios que virão, com a pandemia ainda batendo à porta. Uma das frentes será ampliar as investigações, através de painéis diagnósticos para detecção de outros agentes infecciosos do sistema respiratório, para pacientes que apresentam sintomas similares aos da COVID-19.

Acreditamos que o diagnóstico precoce, do agente etiológico responsável pela síndrome clínica, irá facilitar muito as estratégias de prevenção, isolamento e tratamento.

Para finalizar, reforçamos nosso compromisso em prol da saúde, respeitando protocolos e oferecendo um serviço de excelência para nossos clientes.

Back To Top