skip to Main Content
Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731
Testes Para COVID-19 Continuarão Necessários Mesmo Após Vacina

Testes para COVID-19 continuarão necessários mesmo após vacina

Os primeiros casos identificados da COVID-19 e a consequente expansão à pandemia que vivemos hoje desencadearam uma corrida sem precedentes para a vacina contra o SARS-CoV-2.

Alguns países já iniciaram a aplicação de imunizantes desenvolvidos por diferentes fabricantes com diferentes técnicas. É um prazo recorde para a criação de uma vacina na história humana.

Trata-se, sem dúvida, de uma excelente notícia. Mas é preciso colocar os pés no chão e fazer um alerta: a vacina ainda não será suficiente para que retomemos nossas vidas como elas eram antes da pandemia.

Isso significa que as medidas de restrição, distanciamento social, higienização (uso de máscaras e álcool em gel) e prevenção (realização de testes) ainda serão necessários pelo menos ao longo de 2021.

Mas por que tanta demora?

Em primeiro lugar, falando apenas da situação brasileira, ainda não há uma data definida para início de uma campanha nacional de vacinação.

Outro problema é a quantidade de doses disponíveis no curto prazo. Qualquer campanha de vacinação certamente dará prioridade para grupos de risco (idosos, obesos, diabéticos) e profissionais que atuam em constante risco de infecção.

Ou seja: é bastante plausível imaginar que a imunização da maior parte da população brasileira vai tomar boa parte do ano que vem. 

Teste é única fonte de informação precisa

Diante das incertezas da vacina na realidade brasileira e do tempo necessário para uma imunização efetiva em termos quantitativos, fica a certeza de que os testes continuarão sendo necessários para controle dos contaminados em ambientes onde há necessidade de manter o vírus afastado, como ambientes de trabalho.

Mesmo depois de vacinado, se apresentar sintomas de síndrome gripal compatíveis com a COVID-19, é importante que o paciente passe pelo exame de detecção do vírus para confirmação do diagnóstico

O Neurolife tem uma estrutura preparada para realizar testes RT-PCR todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, com a liberação dos resultados em até 24h. Este modelo possibilita o diagnóstico rápido e agiliza estratégias de isolamento e quarentena, necessários para impedir a disseminação do vírus.

O Neurolife é um laboratório especializado na coleta e análise do Líquido Cefalorraquiano (Líquor). Desde o início da pandemia da COVID-19, nosso time tem pesquisado impactos da doença em processos neurológicos, além de estruturar equipes para a coleta e análise dos exames RT-PCR (coleta através de swab nasofaríngeo) e sorologias para pesquisa de anticorpos IgG e IgM contra o vírus SARS-CoV-2 da COVID-19 (exame de sangue).

Entre em contato ou acesse nosso arquivo de artigos para mais informações.

Back To Top