skip to Main Content
Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731
Tosse E O Seu Poder De Espalhabilidade

Tosse e o seu poder de espalhabilidade

No vídeo e nas fotos a seguir, divulgados pela “The New England Journal of Medicine”, vemos como se dá o processo de espalhabilidade de partículas no ar quando um indíviduo tosse. Percebemos que o fluxo de ar expelido pela tosse é muito intenso. Dentre essas partículas, pode haver agentes virais e infecciosos, que podem gerar doenças, como a Covid-19. Isso evidencia a importância da utilização de máscaras para conter o avanço da pandemia.

Na foto A, vemos o turbulento jato de ar expelido, de densidades variáveis, capturado pela fotografia Schlieren (técnica especial de fotografia que capta fluídos de diferentes densidades no ar). Na figura B, vemos a análise da velocidade de disseminação de partículas em razão de uma tosse de duração de meio segundo. Os aerossóis atingiram uma incrível velocidade de espalhabilidade de 8 metros por segundo. Já na figura C e no vídeo, gravado em 3.000 frames por segundo, vemos o processo em movimento. É impressionante o poder de alcance dessas partículas no ar.

Por isso, é preciso respeitar as recomendações da OMS e das autoridades de saúde. Fique em casa. Em necessidade de ir à rua, é imprescindível o uso de máscaras. Os profissionais de saúde devem utilizar todos os EPIs necessários para garantir a própria segurança e a segurança de outras pessoas. Em casa, ao tossir (caso não esteja utilizando máscara), cobrir a região bucal com o braço. Não tossir cobrindo com as mãos. Lave as mãos e higienize superfícies com frequência. Faça a sua parte na luta contra o novo coronavírus!

Confira o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=acbiyHcsAWI

Fonte: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm072576

Back To Top