skip to Main Content
Central de atendimento (21) 3850-5900 (21) 2556-5541 (21) 2557-4038 (21) 2557-4731
Primeiro Caso De Encefalite Por Covid-19 é Confirmado

Primeiro caso de Encefalite por Covid-19 é confirmado

Covid-19 é a doença causada pelo vírus  Sars-CoV-2, que teve início na China e pela facilidade de contágio se expandiu rapidamente para outros países. Os primeiros sinais e sintomas se assemelham ao da gripe comum, o que pode levar a uma dificuldade inicial na identificação dos casos. 

Diversos vírus respiratórios causam complicações neurológicas e acredita-se que o Sars-CoV-2 não seja diferente. Alguns artigos científicos, já publicados durante essa pandemia, apontam que é relativamente comum pacientes apresentarem sintomas de cefaléia, mialgia, fadiga, anosmia e disgeusia. 

Um estudo realizado, por uma equipe médica composta por neurologistas com 214 pacientes internados em Wuhan, demonstrou que 78 pacientes confirmados pelo exame do RT-PCR para Covid-19 (36,4%) apresentaram desordens no sistema nervoso central (53 pacientes), sistema nervoso periférico (19 pacientes) e sistema músculo-esquelético (23 pacientes). Os pacientes deste estudo, com maior grau de acometimento clínico-neurológico, pertenciam aos grupos classificados como de risco. Esse estudo sinalizou aos pesquisadores de todo o mundo sobre a associação do vírus Sars-Cov-2 e manifestações neurológicas na Covid-19.

Recentemente, um relato de caso confirmou o primeiro caso de doença neurológica por coronavírus. Um jovem de 24 anos apresentou febre e fadiga nos primeiros dias da doença, sendo diagnosticado inicialmente como infecção pelo vírus Influenza. Houve piora do quadro clínico durante a evolução e, no nono dia, o paciente foi encontrado inconsciente e com vômitos pelos familiares. Durante o transporte até o hospital, o paciente apresentou convulsões. O paciente chegou ao hospital em coma e com rigidez nucal, sugerindo um quadro de meningoencefalite. 

Os exames laboratoriais realizados no hospital mostraram leucocitose, linfopenia e aumento dos níveis de proteína C-reativa no sangue periférico. A pesquisa de Sars-Cov-2 no Swab naso-faríngeo (RT-PCR) foi negativa. O paciente foi submetido a punção lombar e o exame do líquor (LCR) detectou a presença do vírus Sars-Cov-2 através do teste RT-PCR, confirmando o primeiro caso de Encefalite por Covid-19. Esse achado diagnóstico evidenciou a importância do exame de LCR na avaliação das manifestações neurológicas associadas ao Covid-19.  

Com o objetivo de colaborar no enfrentamento da pandemia causada por este coronavírus, o Neurolife continua trabalhando 24 horas para  auxiliar no diagnóstico diferencial das Meningites e Encefalites. Além de Painéis PCR multiplex para diferentes agentes infecciosos presentes em nosso portfólio de serviços, agora disponibilizamos o teste “RT-PCR para Covid-19 no líquor”.  

Fontes: Dr. Carlos Otávio Brandão

Referências:  

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=A+first+Case+of+Meningitis%2FEncephalitis+associated+with+SARS

Back To Top